Grupo 2 de Astronautas da NASA

Os astronautas em 17 de setembro de 1962 junto com miniaturas das espaçonaves Mercury, Gemini e Apollo. Em pé: See, McDivitt, Lovell, White e Stafford. Agachados: Conrad, Borman, Armstrong e Young.

O Grupo 2 de Astronautas da NASA, também chamado de Novos Nove, Próximos Nove ou Nove Bacanas, foi um grupo de astronautas selecionado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) para integrarem o programa espacial dos Estados Unidos. Foi o segundo grupo de astronautas da NASA e foram anunciados no dia 17 de setembro de 1962. Os nove eram Neil Armstrong, Frank Borman, Pete Conrad, Jim Lovell, James McDivitt, Elliot See, Thomas Stafford, Edward White e John Young. Seus membros voaram nos programas Gemini, Apollo e Ônibus Espacial.

A necessidade de um segundo grupo de astronautas a fim de complementar os Sete Originais veio com o anúncio do Projeto Gemini em preparação para o Programa Apollo. Seu processo de seleção começou em abril de 1962. Os critérios foram alterados, passando a exigir um diploma universitário e grande experiência como pilotos de teste em aeronaves a jato. Ao todo, 253 candidaturas foram recebidas, com esse número sendo reduzido pelo painel de seleção para 32. Estes passaram por exames médicos, testes e entrevistas, com nove candidatos sendo escolhidos para tornarem-se astronautas.

O Grupo 2 foi considerado como o melhor já escolhido pela NASA, com seus membros tendo realizando ao todo 25 voos espaciais, comandado dezoito missões e estado presente em todos os lançamentos do Projeto Gemini. Além disso, seis voaram para a Lua, Lovell e Young duas vezes, com Armstrong, Conrad e Young caminhando sobre sua superfície. Sete foram premiados com a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a mais alta condecoração por mérito espacial dos Estados Unidos. O grupo também incluía os dois primeiros astronautas civis da NASA, Armstrong e See.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy